Isolamento Acústico do Piso

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O problema do barulho nos condomínios

O barulho é um dos principais motivos de desconforto em condomínios. Um dos ruídos que mais nos afeta é o chamado ruído de impacto como os provocados por uma pessoa caminhando com calçados de solado rígido.

O ruído de impacto se propaga pelo piso e contra-piso, atingindo a estrutura do prédio (lajes, vigas e pilares) que por sua vez as transmitem para as paredes. A estrutura e paredes funcionam então como um condutor do ruído para os demais apartamentos.

O que fazer?

A forma de reduzir esse problema é utilizar algum material que funcione como um amortecedor de ruídos, entre o contra-piso e a estrutura do prédio. Assim o ruído de impacto chega à estrutura atenuado e a percepção desse ruído nos demais apartamentos é bem menor.

Os materiais com propriedade de amortecer ruídos são conhecidos como
isolantes acústicos e entre eles está a borracha. Veja o croqui abaixo.

Aplicação

Para que funcione o isolante acústico deve separar completamente o contra-piso da estrutura do prédio. Ele é aplicado sobre a laje (no caso do Montreux sobre o piso de regularização) e na base das paredes, formando uma espécie de recipiente dentro do qual será lançado o contra-piso.

As fotos abaixo mostram a aplicação do isolante acústico na base das paredes e no piso de um dos apartamentos do Montreux.