Gebaut

Tecnologia

Segurança e conforto em um só lugar.

As tecnologias e produtos voltados ao segmento residencial vêm sendo desenvolvidas rapidamente e proporcionam melhores condições para o conforto, bem-estar, saúde e segurança de seus proprietários.

A Gebaut está atenta às novas soluções disponíveis no mercado e procura manter seus empreendimentos sempre atualizados. Indicamos abaixo algumas dessas soluções:

Um dos sistemas mais importantes para quem procura um imóvel na Serra Gaúcha, a calefação é responsável por fazer o aquecimento do apartamento e da água das torneiras e chuveiros.

O sistema de calefação mais adotado é formado pela caldeira que faz o aquecimento e pelos elementos que distribuem o calor pelo apartamento, que podem os radiadores, instalados nas paredes, ou as serpentinas, instaladas no piso.

O sistema de aquecimento de piso apresenta a instalação mais complexa, mas traz vantagens em relação ao de parede: é o sistema mais agradável para nós pois mantem os pés aquecidos e a cabeça arejada, além de preservar o espaço e as paredes da unidade, facilitando a decoração.

As esquadrias com vidro duplo são muito importantes para o isolamento térmico e acústico da unidade.

No caso do isolamento térmico, a pequena separação existente entre as duas camadas de vidro, reduz significativamente a troca de calor, contribuindo também para reduzir o consumo dos sistemas de calefação. Já no caso do isolamento acústico, as duas folhas de vidro quebram as frequências dos ruídos, atenuando os barulhos externos.

As esquadrias podem ser de madeira, alumínio ou PVC. O alumínio e PVC são ecologicamente mais corretos e não exigem tanta manutenção quanto a madeira. O PVC geralmente possui uma alma de aço e são esquadrias que oferecem melhor acabamento e conforto ao toque.

Muitas vezes não damos atenção para o black-out externo das janelas dos dormitórios, mas ele é importante por implicar em um procedimento que repetimos todos os dias.

O black-out pode ser feito com venezianas ou persianas. As venezianas normalmente são feitas em madeira ou alumínio, ao passo que as persianas em alumínio ou PVC.

Igualmente ao caso das esquadrias, o alumínio e PVC reduzem a necessidade de manutenção, pois não há necessidade da repintura periódica.

A grande vantagem das persianas sobre as venezianas é que seu acionamento é muito mais prático, dispensando a necessidade de abrir e fechar a janela para alcançá-las. Essa característica é especialmente importante em lugares de clima frio e úmido. Isto porque nos dias frios normalmente estamos com a casa aquecida e ao abrir a janela para alcançar a veneziana, acabamos colocando nosso corpo aquecido em contato com o ar externo, frio e úmido, prejudicando a nossa saúde.

O acionamento das persianas e feito pelo lado de dentro sem a necessidade de abrir a janela e seu acionamento pode ser manual por roldanas e cinta ou motorizado com acionamento por comando de parede ou controle remoto.

Os sistemas de Aspiração Central substituem com enormes vantagens os Aspiradores de Pó portáteis. O sistema é composto por uma central de Aspiração fixa, ligada através de tubulação embutida aos pontos de coleta distribuídos na residência.

Sua principal vantagem é a Saúde. Todo Aspirador possui um filtro que retém as partículas maiores; com o tempo esse filtro passa a ser um ambiente ideal para a proliferação de fungos, ácaros, bactérias e outros agentes nocivos à nossa Saúde.

Ao usar o Aspirador o ar que passa pelo filtro carrega esses micro-organismos. Nos Aspiradores convencionais esse ar infestado de micro-organismos é lançado no ambiente em que está sendo feita a limpeza – daí o odor característico que notamos quando usamos o Aspirador de Pó – enquanto que nos sistema de Aspiração Central, o ar que passou pelos filtros é lançado para fora do apartamento através de uma tubulação fixa.

Além do grande benefício para nossa Saúde, os sistemas de Aspiração central também são mais silenciosos e eliminam a necessidade de movimentar a unidade de Aspiração no interior do apartamento – basta conectar a mangueira a um dos pontos de coleta e o sistema é ativado.

A iluminação é um item de grande importância para a nossa percepção de conforto, com poder de influenciar nosso humor e estado de espírito. A iluminação adequada é hoje objeto de estudo e contribui de forma decisiva como elemento de decoração do ambiente.

Atualmente existem equipamentos com capacidade para controlar a iluminação de um ou mais ambientes. Esses equipamentos são chamados de controles cênicos e eles permitem ajustar e memorizar a intensidade das luzes do ambiente, além de comandar persianas motorizadas.

Assim podemos controlar a intensidade da luzes desde menos claras – cenas envolvendo lareira ou televisão – até bastante claras – cenas de leitura ou reunião social – ao simples toque de uma tecla. Os controles cênicos podem ainda ser interligados a soluções de automação residencial.

Os sistemas de Som Ambiente permitem distribuir som de diferentes fontes, como Rádio, Pen-Drive, I-Pod e outros, pela residência. Podem ser comandados por sistemas de automação ou por controles de parede. Os controles permitem fazer a seleção da fonte que se quer ouvir em cada ambiente e ajustar volume e características do som, que é então reproduzido por alto-falantes usualmente instalados no forro.

A música tem grande poder em nosso estado de espírito, ativando o cérebro de forma geral. Pode nos trazer energia durante o dia ou relaxamento ao seu final.

Sistemas de Som Ambiente favorecem o bem estar e a qualidade de vida.

As soluções de CFTV evoluíram muito e são empregadas nos condomínios para oferecer segurança. Os sistemas atuais são capazes de fazer gravação por vários dias com grande qualidade de imagem.

São empregados usualmente para monitorar as entradas, circulações, áreas comuns e garagens.

Suas imagens podem ser integradas com o sistema de antena do prédio, de forma que os proprietários consigam acessar as imagens a partir dos televisores dos apartamentos.

Também podem ser acessadas através da Internet em Banda Larga permitindo aos proprietários acessarem as imagens de pontos remotos como seus escritórios ou mesmo outras cidades e países.

A preservação dos recursos naturais é uma questão cada vez mais presente para todos nós. Entre as tecnologias disponíveis para contribuir com o meio-ambiente, os sistemas de geração de energia elétrica vêm se consolidando cada vez mais. À medida que este sistema é adotado, reduzimos a pressão por novas unidades de geração e distribuição pública, ajudando a natureza.

Os sistemas de geração de energia residencial mais adotados são formados por placas fotovoltaicas que transformam a energia da luz do sol em energia elétrica, ligados a um inversor que ajusta a energia para que possa ser consumida.

A geração de energia elétrica traz um benefício adicional que é a redução da conta de luz, item bastante oneroso para as taxas condominiais. No caso de excedente de produção, a energia que sobra é entregue para a rede pública e pode ser abatida do consumo futuro do condomínio.

Fazer o aproveitamento da água da chuva é um item muito importante atualmente. A água da chuva é normalmente coletada do telhado por uma rede de calhas e pode ser utilizada para a limpeza de pátios e a irrigação de jardim, preservando assim a água tratada que é um recurso que deve ser utilizado cada vez mais com critério, cuidado e economia.

Em muitos casos a água da chuva também vem sendo utilizada para a descarga sanitária.

É recomendável que se faça uma purificação da água da chuva, antes de sua utilização, além da limpeza periódica do sistema. A purificação da água pode incluir um separador de sólidos (principalmente folhas de árvores), um mecanismo de descarte da água de lavagem do telhado, que desce do telhado trazendo pó e fuligem (a proporção recomendada e o descarte de 1 litro para cada metro quadrado de telhado) e um sistema de filtragem e cloração da água.

Sempre que for adquirir um imóvel é útil verificar se este possui recursos como os indicados acima, pois em conjunto eles favorecem as condições para uma vida mais saudável, prazerosa e harmoniosa aos Condôminos.